Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Saúde

Hábitos saudáveis para combater o diabetes

Doença atinge 12 milhões de brasileiros e 24% não sabe que são diabéticos
13/11/2017 20:30 13/11/2017 20:30

O quarto país do mundo em número de diabéticos. Esta é a classificação do Brasil, de acordo com a International Diabetes Federation, que estima que pelo menos 12 milhões de pessoas são afetadas pela doença. Nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, o alerta é para o diagnóstico precoce da doença e a prevenção. Conforme o médico endocrinologista do Hospital Universitário (HU) de Canoas, 24% dos brasileiros com diabetes não sabem e o tipo mais comum da doença é o tipo 2, responsável por 90% dos casos. “Este tipo de diabetes é causado por vários fatores, incluindo genética, hábitos de vida e influências do ambiente”, ressalta Tiago Schuck. Entre os fatores relacionados ao estilo de vida, Schuck aponta o sedentarismo, consumo abusivo de açúcares e gorduras saturadas e o consequente excesso de peso estão intimamente ligados ao desenvolvimento deste tipo de diabetes.


Para prevenir o diabetes o médico recomenda: “Buscar manter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, prática de exercícios físicos e manutenção do peso normal são fundamentais para a prevenção deste problema. O tratamento envolve mudanças de comportamento, dieta, uso de medicações orais e, eventualmente uso de insulina.”


Fatores de risco:


- Excesso de peso e obesidade
- Ingestão de açúcar e gordura em excesso
- Sedentarismo
- História familiar e herança genética
- Idade
- Stress
- Alcoolismo
- Pré-Diabetes
- Diabetes gestacional prévia
- História de doença cardiovascular prévia

Saiba mais

Diabetes Tipo 1
A diabetes tipo 1 se desenvolve porque o sistema imunológico do organismo destrói as células beta-pancreáticas, que são as responsáveis pela fabricação de insulina. Por isso, as pessoas com diabetes tipo 1 não pode fazer sua própria insulina em quantidades adequadas. O diabetes tipo 1 pode acontecer por uma herança genética em conjunto com fatores ambientais como infecções virais. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue às células, onde a glicose poderá ser estocada ou usada como fonte de energia. No diabetes tipo 1, as células beta produzem pouca ou nenhuma insulina. Isso faz com que a glicose não entre nas células, se acumulando no sangue e levando ao diabetes tipo Os sintomas são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Diabetes Tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina - hormônio que regula a entrada de açúcar nas células - ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal.
Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina – ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Também pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue.
Sintomas: Infecções frequentes. Alguns exemplos são bexiga, rins, pele e infecções de pele, feridas que demoram para cicatrizar, alteração visual (visão embaçada), formigamento nos pés e furúnculos, vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante.



Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS