Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Educação Infantil

Começa a corrida por uma vaga nas creches

Foram quase 1,5 mil inscrições somente no primeiro dia de atendimento
10/11/2017 10:37 10/11/2017 10:42

Procura foi grande no primeiro dia de inscriçõesMoradora do bairro Mathias Velho, Sílvia Dornelles procura uma creche para o pequeno Samuel, 3 anos, desde que ele tinha 9 meses de vida. Afinal, a Sílvia quer trabalhar, ora! E para isso acontecer ela precisa ter onde deixar seu filho menor. “Tenho outros dois maiores, que se viram, mas o Samuel tem que ficar em uma creche”, salienta. Foi por isso que a dona de casa de 39 anos colocou o piá na bicicleta e correu para a subprefeitura Noroeste em busca das vagas que vem sendo anunciadas pela prefeitura. “Olha que eu já enfrentei muita fila e sorteio, mas estou pronta para mais uma”, disse bem-humorada. Este é o espírito dona Sílvia. Não dá para desanimar.

Assim como a dona de casa, outras centenas, na verdade quase 1,5 mil mães, pais e responsáveis, saíram de casa nesta quinta-feira em busca da tão sonhada vaga na educação infantil, seja em creches ou na pré-escola. Muito antes das 10 horas, horário que estava marcado para o primeiro dia de inscrição, filas já se formavam nos pontos definidos. Na Escola Thiago Würth, por exemplo, foi necessário um saguão inteiro da instituição para abarcar todo mundo que compareceu para a inscrição. “Minha vizinha me avisou que teriam novas inscrições e nem pensei duas vezes”, falou Cláudia Simone Pereira, 45 anos. “Se não der desta vez, a gente tenta de novo na próxima. O importante é não desistir.”

Pequenos – E se a procura é por vagas na Educação Infantil, é claro que a criançada compareceu em peso acompanhando os adultos. Juliana do Amaral, 23 anos, levou a Mikaela, 3, para a fila de atendimento na Thiago Würth. “Cheguei ao meio-dia e fui atendida às 14 horas”, aponta. “Demorou um pouco, mas foi tudo tranquilo”, disse, entusiasmada. “Agora é só rezar para conseguir uma das vagas”, observou a jovem que, grávida de sete meses, quer ver a filha “mais velha” na escola o quanto antes.

Das 10 às 19 horas, sem intervalo

Não é à toa que a administração municipal conseguiu garantir quase 1500 inscrições nesta quinta. O atendimento neste primeiro dia foi mantido por uma estrutura que procurou ser a mais rápida possível, conforme relata Márcia Rosiara, que coordenou os trabalhos na Escola Thiago Würth. “Assim que chegamos já tinha muita gente”, frisou. “Então tentamos atender com o máximo de agilidade, mantendo o serviço até na hora do almoço, quando fizemos um revezamento entre colegas.” A organização deu certo, de forma que quase não houve reclamações por causa do tempo de espera no atendimento. “Fila a gente sabia que iria ter né?”, argumentou Pâmela Vargas Dias, 33. “Que bom então que colocaram cadeiras para todo mundo ficar sentado. Ficou mais confortável para a gente e para as crianças”, concluiu a mãe do Eric Dias, 4 anos.

A criança não precisa comparecer

Se tem fila, o local de inscrição passa a não ser o melhor lugar para as crianças, certo? “Sei que nem todo mundo pode, mas o ideal seria que ficassem com um parente ou vizinho”, alerta Rosane Ayres Rosa, que coordenou o primeiro dia de trabalho na subprefeitura Noroeste. Rosane também chamou a atenção para outro ponto importante: o sorteio não leva em conta a ordem de chegada. Então tanto faz se os pais comparecem nos primeiros dias ou não. “Só não podem deixar para o último dia”, brincou. “O ideal é vir com calma, que as inscrições vão continuar até mesmo no feriado.”

É inscrição, não é vaga!

As inscrições para quem quiser concorrer a vagas nas creches e pré-escolas continuam até o dia 17, e vão acontecer inclusive no feriado do dia 15, Proclamação da República. Só o que deve ficar claro é que, após as inscrições, haverá os sorteios das vagas. Os sorteios para as creches acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro enquanto o sorteio para a pré-escola vai ser no dia 14. Ainda assim, as inscrições são válidas por um ano. Ou seja, quem não for chamado agora, não precisa se inscrever novamente. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através da Central de Atendimento do Cidadão no 0800-510-1234.

Quais os documentos necessários do responsável pela inscrição?

Nome completo do pai, mãe ou responsável que está fazendo a inscrição;

CPF ou RG do responsável pela inscrição;

Comprovante de residência em Canoas;

Certidão de nascimento da criança ou RG.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS