Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Cris Manfro

Amigos sapos

"Eles não vão esperar nada de você e você não terá nada para tirar proveito deles"
19/11/2017 06:00

Cris Manfro é psicóloga clínica, terapeuta de família e casal e mediadora familiar
acmanfro@terra.com.br

Há pouco tempo li uma tirinha de desenho, onde um personagem fala num diálogo: “meus amigos são sapos”. O outro personagem pergunta: “como assim, sapos?”. E ele responde: “eles não precisam fazer nada para me agradar”. Amigos sapos são aqueles que só precisam existir para que você goste deles e eles gostem de você. Eles não vão esperar nada de você e você não terá nada para tirar proveito deles, porque são sapos.

Eles não vão abanar o rabo, não vão fazer festa e alarido para você o tempo todo, principalmente lambendo você para que você se sinta importante e querido. Não vão te servir, “para manter média” como se diz de forma popular. Não vão ficar fazendo estripulias para que você fique faceiro e tão pouco, avançarão em outros para mostrar amor por você. Mas amigos sapos estarão sempre com você. Sempre junto.

Na beira de praia você deve ter visto esses cachorros andarilhos que são vistos como “parasitas” e que estão sempre a espera de um “petisco”. Agradam você, mas porque esperam e sabem que irão tirar algum proveito ou vantagem. Muitas vezes você fica feliz com o agrado e se afeiçoa, mas daí passa alguém que aparentemente pode oferecer mais e ele segue atrás da outra pessoa. Sou capaz de apostar que você já passou por algo assim, mas com pessoas.

Amigo cachorro beira de praia é aquele que não dá ponto sem nó. Isso quer dizer, ele sempre fará você se sentir importante, desde que tire algum proveito de você. E, se tiver alguém para ser mais útil pra ele do que você, ele certamente migrará e seguirá quem der mais vantagens. Ele não terá nenhum problema de mudar o rumo e ignorar você. Hoje é seu super amigo, faz declarações de amor e amizade e em seguida não terá tempo para você, mal te conhece, porque tem coisas mais interessantes para desfrutar. Migram de amizades conforme o vento. A afeição é seletiva.

Eu quero ser uma amiga “sapa” e quero amigos sapos também. Não quero que ninguém fique do meu lado em função do que pode receber de mim. Tão pouco eu quero pessoas as quais eu possa ter algum tipo de proveito. Quero amigos verdadeiros, autênticos e que se sintam queridos e não necessários. Que fiquem coaxando em coro comigo num entardecer, numa só voz, num só coro. Observando a vida e se deliciando com o simples prazer de estar juntos.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS