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Motores
Lançamento

Equinox coração de leão

O motor de 262 cv usado em uma das versões do Camaro nos Estados Unidos garante esportividade ao SUV da Chevrolet
01/11/2017 13:40 01/11/2017 17:03

São Paulo - SUV mais vendido da Chevrolet no mundo, o novo Equinox chega ao Brasil repleto de tecnologias e o mesmo powertrain de uma das versões do Camaro nos Estados Unidos: motor 2.0 turbo de 262 cv e câmbio automático de 9 marchas. Lançado no mercado morte-americano no mês passado, por aqui é comercializado em versão única, a topo de linha Premier, por R$ 149,99 mil.

Importado do México, o carro já havia feito sua pré-estreia no Salão de Buenos Aires, em junho. Agora, chegou a vez de dirigi-lo, em test-drive de 150 km entre a capital paulista e Porto Feliz, no interior do Estado. Em velocidades de cruzeiro, os níveis de silêncio são elevados: além do para-brisa acústico, há um sistema que anula ruídos através dos alto-falantes ao emitir as ondas sonoras contrárias, bastando o rádio estar ligado. Essa tecnologia é emprestada dos aviões executivos.


Marcelo Bertocchi, da Engenharia da GM, destaca inovações como o turbo de duplo fluxo e sistema start-stop, que garantem 10,1 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade. “É um ótimo consumo, semelhante a carros com motor aspirado”, avalia. Em termos de segurança, são 15 sistemas atuando no chassi, a exemplo de controles de tração e estabilidade e de balanço do reboque. A frenagem automática de emergência é feita a até 80 km/h para evitar ou até reduzir os danos em uma colisão. Assistente de permanência de faixa, já presente no Cruze, ajuda a fazer pequenas correções ao detectar sinais de distração do condutor.

Uma importante novidade é o sistema que avisa sobre a presença de crianças ou objetos no banco traseiro, podendo até evitar mortes. Já o porta-malas tem acionamento sensorial, bastando passar o pé sob o para-choque traseiro para que seja automaticamente aberto. Muito útil quando se está com as mãos ocupadas com compras ou objetos.

Viagem a convite da Chevrolet

Design


Na traseira, o aerofólio parece flutuar sobre o vidro que envolve toda a área externa do compartimento de bagagem. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto. Cromados aparecem delineando as janelas das portas e na grade frontal. O exterior traz elementos característicos dos novos carros globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade. Rodas são em alumínio aro 19’’, calçadas com pneus 235/50.

Dimensões

Modelo tem 4,65 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,69 m de altura. Seu peso é de 1.693 kg.

Teto solar panorâmico e escamoteável

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, está desconectado do console central, trazendo mais conforto e espaço para os ocupantes.

Abertura do porta-malas ocorre via sensorial

O volume de carga máxima pode variar de 468 l até 1.627 l, dependendo da configuração dos bancos. O assento traseiro pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana e facilitando assim a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta, ainda, com um porta-objetos subterrâneo de 79 l, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga. Permite, por exemplo, que uma família vá ao parque carregando patins e outros apetrechos recreativos, reservando o espaço de cima para transportar o bicho de estimação com maior proteção e privacidade. Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, tem um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Performance


O Equinox conta com performance que pode ser comparada a modelos com apelo esportivo. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas para que seja garantida melhor dirigibilidade.

Números


De cara já dá para perceber do que o propulsor de quatro cilindros é capaz: arrancadas e retomadas agressivas. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,6 s e a máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente. São 37 kgfm de torque, o equivalente a um V6 moderno.

Ao pisar fundo no acelerador, o motor faz ecoar um belo ronco e os giros sobem rapidamente. Entretanto, os pneus não cantam. Ótimo sinal, pois significa que os controles eletrônicos e a tração integral nas quatro rodas funcionam de forma eficiente.

Equipamentos

Modelo vem com abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED, ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro, controles de áudio e telefonia no volante, Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), chave presencial eletrônica, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo com tela em LCD colorida, com cinco modos, controlador de velocidade de cruzeiro, direção elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, espelho retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, partida sem chave e também via controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se estiver ligado, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidro elétrico nas portas com acionamento por “um-toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automáticos pela chave, volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium.

Faróis Full LED

Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, esse sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito ao redor. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento dos demais motoristas. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h. Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibragem dos pneus e a inclinação da rua.

Tecnologias


Confira a lista dos principais sistemas de segurança do SUV:

Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre 8 km/h e 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

Pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

Compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de Serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.

Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma situação onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido força total sobre o pedal.


Alerta de colisão frontal: o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro carro sofra uma repentina redução de velocidade. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem disparar, sonoro ou sensorial.

Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.

Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da estrada e faz eventuais correções na trajetória do veículo ao perceber que está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo, atentando sobre a presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 m.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotagem: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, antecipando-se e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por materiais nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.

Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha à ré de uma vaga ou garagem, nem sempre é possível ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança. No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de outro veículo vindo a até 25 m na perpendicular. Bipes soam e surge um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência, piscando sobre a imagem captada pela câmera de ré. Destacam-se ainda os seis air bags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar.


Diário de Canoas

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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