Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Negócios

Grupo Unidasul investirá R$ 75 milhões em ampliação de planta em Esteio

A previsão é a geração de cerca de 150 empregos diretos, durante a execução da obra, e de outras 240 vagas quando a nova planta estiver em operação
12/10/2017 14:37 12/10/2017 17:02

Reprodução /Reprodução
A previsão é a geração de cerca de 150 empregos diretos, durante a execução da obra, e de outras 240 vagas quando a nova planta estiver em operação
Na terça-feira (11) o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, recebeu o presidente da Unidasul, Augusto de Cesaro, para a apresentação do projeto de ampliação da unidade esteiense. A previsão, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Esteio, é de investimentos na ordem de R$ 75 milhões, com geração de cerca de 150 empregos diretos, durante a execução da obra, e de outras 240 vagas quando a nova planta estiver em operação. Além disso, os 580 colaboradores do grupo que estão trabalhando em Cachoeirinha, retornarão para a cidade. Protocolado na Prefeitura terça-feira (10), o plano é o primeiro a requerer os benefícios da Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e à Geração de Empregos, lançada em setembro, pela Administração Municipal.

A empresa fica na Avenida Independência, Bairro Industrial, e conta, atualmente, com um espaço de aproximadamente 20,5 mil m². Com a expansão, triplicará sua área , passando a contar com quase 67,5 mil m². A previsão para a conclusão do projeto é março de 2020.

Pascoal destacou que é uma grande conquista para o Município, especialmente porque proporcionará mais vagas de emprego para a população. “Vamos comemorar cada nova vaga de emprego que pudermos atrair para a nossa cidade. A Unidasul é uma das empresas mais antigas do nosso Município e quer retornar com todo seu potencial. O grupo vê em nossa cidade aquilo que sempre acreditamos que ela possui: capacidade de desenvolvimento. Nos orgulhamos muito de dar essa notícia num momento em que o país tanto precisa de empreendedores corajosos e que acreditam que é aqui que precisam investir”, avaliou o prefeito.

Conforme o documento assinado por Cesaro, o investimento traz de volta para Esteio todo o complexo de distribuição de produtos da holding. O objetivo da empresa ao retornar para a cidade é adequar a demanda crescente de espaços de armazenagem e de distribuição de produtos para as 48 lojas da rede espalhadas pelo Estado, bem como as filiais e empresas vinculadas ao grupo.

Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e à Geração de Empregos

Lançada no dia 29 de setembro, a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e à Geração de Empregos visa simplificar a legislação sobre o tema, a fim de atrair novos empreendimentos e estimular a expansão dos já existentes no Município, seja na indústria, no comércio ou na prestação de serviços, criando condições favoráveis para permitir a criação de novas vagas de trabalho.

Conforme a lei, estão previstos incentivos fiscais, em determinadas condições, como isenção dos impostos sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI) e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Também prevê isenção do Imposto sobre Serviços (ISS), em caso de construção de prédio para instalação ou ampliação de empresas, ou redução do ISS, em caso de hotéis e congêneres. Além disso, estão previstas a concessão de Direito Real de Uso e restituição de parcela de retorno do ICMS, bem como prioridade na análise dos licenciamentos ambiental e urbanístico, com isenção das respectivas taxas, além de apoio institucional junto a órgãos competentes estaduais e federais.

Contrapartida

Para receber o benefício, no entanto, o solicitante deverá cumprir algumas condições, conforme determinado no texto que criou a política de incentivo. São questões como estar em dia com obrigações financeiras e tributárias, cumprir os prazos e as metas de geração estabelecidos nos projetos, não poluir o ambiente e apresentar relatórios de desempenhos, entre outras.

O novo texto revoga legislações sobre o mesmo tema editadas em 1988 e 1993 e, a partir de agora, os empreendedores já poderão fazer o pedido de incentivo, entregando a documentação necessária no Protocolo Geral da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. As solicitações serão encaminhadas, posteriormente, para a SMDEI, que examinará o projeto e encaminhará para análise e aprovação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Após, serão assinados os termos de compromisso e responsabilidade e os contratos com o beneficiário.

A fiscalização do cumprimento das condições estabelecidas ficará a cargo da SMDEI. Entre as penalidades para a não realização das obrigações por parte do beneficiário, estão desde advertência e multa até suspensão do benefício e devolução de valores.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS