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Niyama
Blog Niyama

15 dicas para melhorar o dia-a-dia no trabalho

As orientações são do mestre zen Thich Nhat Hanh
22/10/2017 17:55 22/10/2017 18:17

Minha professora de yoga costuma dizer que é "fácil" ser zen no meio de uma linda montanha ou em um retiro espiritual. Difícil mesmo é ser zen no meio do caos do nosso dia-a-dia. E um dos maiores motivos de caos, atualmente, tem sido o trabalho. Enquanto alguns lutam desesperadamente para conseguir uma concorrida vaga no mercado, quem está trabalhando frequentemente sofre com a redução das equipes, sobrecarga de trabalho e estresse. O mestre zen Thich Nhat Hanh deu 15 dicas práticas de como aplicar a técnica de mindfulness no trabalho e melhorar a relação com os colegas, a chefia e as tarefas do cotidiano.

1. A primeira coisa é começar o dia com 10 minutos de meditação, sentado. Uma boa técnica para começar é sentar-se em uma posição confortável e começar a prestar atenção no fluxo da sua respiração, em como ela entra e sai das narinas. Se ajuda, coloque um despertador baixinho para te alertar quando os 10 minutos passarem.

2. A segunda coisa é aproveitar para tomar café da manhã em casa, nem que você acorde um pouquinho mais cedo. Ajuda a começar o dia mais tranquilamente.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter outras 24 horas para viver.

4. Tente não dividir seu tempo entre “o meu tempo” e “trabalho”. Ao prestar mais atenção no presente, e se conectar com o que está acontecendo na sua mente, você pode ajudar a tornar a sua rotina no trabalho mais agradável.

5. Resista à tentação de ficar mexendo no celular quando você está no caminho de ida ou volta para o trabalho ou para compromissos. Permita-se prestar atenção nos seus arredores, e em você mesmo.

6. Descubra, no seu trabalho, um local onde você pode ir para se acalmar, parar um pouco e descansar. Lá, faça respirações bem profundas para voltar a atenção a você mesmo e retornar ao presente.

7. Na hora do almoço, coma a sua comida, não coma seus medos ou preocupações. E evite almoçar na frente do computador ou na sua mesa de trabalho. Mude de ambientes ou dê uma caminhada.

8. O mestre zen ainda aconselha a tomar chá, e a tornar essa ação um ritual. Pare de trabalhar por alguns instantes e preste atenção no líquido que você está tomando. Pense no processo pelo qual ele passou pra chegar até você, e todas as pessoas que trabalham para que você tenha as folhas dentro da sua xícara.

9. Antes de entrar em uma reunião, visualize alguém muito calmo, atento e habilidoso com você. Use isso para tentar se manter calmo e pacífico.

10. Se sentir raiva ou irritação, contenha-se: tente não falar ou fazer nada imediatamente. Volte a atenção para a sua respiração até se acalmar.

11. Pratique olhar para seus chefes, superiores, colegas ou subordinados como seus aliados, não seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. O sucesso e felicidade de todos é o seu sucesso.

12. Expresse sua gratidão e apreciação a seus colegas regularmente, elogie as qualidades positivas deles. Isso transforma o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso e agradável.

13. Tente relaxar e se restaurar antes de ir embora, para não levar energia negativa ou frustração para casa.

14. Tire um tempo para relaxar e voltar a si mesmo quando você chegar em casa e antes de começar a fazer o que precisa fazer. Reconheça que ser multitarefa significa que você não vai conseguir se concentrar inteiramente em cada uma das coisas que precisa fazer. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso sua total atenção.

15. No fim do dia, escreva em algum lugar todas as coisas boas que aconteceram. Regue suas sementes de alegria e gratidão regularmente, para que elas possam crescer.

Uma boa semana! 


Diário de Canoas

Niyama

por Raquel Reckziegel
raquel.reckziegel@gruposinos.com.br

Mente. Energia vital. Autoconhecimento. Respeito ao corpo, aos próprios limites e ao mundo em que vivemos. A prática do yoga vai muito (mas muito mesmo!) além de meia dúzia de posturas de alongamento. O blog Niyama* surgiu justamente para apresentar um pouco desta fascinante filosofia de vida que se concentra não somente no corpo, mas em aquietar as flutuações da mente, curtir o presente e descobrir uma forma diferente de encarar a vida. Raquel Reckziegel é jornalista, trabalha na redação online dos sites do Grupo Sinos e pratica yoga há quase dois anos. (*Niyama é uma espécie de "código de conduta" que permite ao praticante olhar para dentro de si seguindo cinco conceitos: pureza, ou saucha; contentamento, ou santosha; austeridade, ou tapas; auto-estudo, ou svadhyaya; e devoção (ishvara-pranidhana).

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