Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Setembro Dourado

Diagnóstico precoce aumenta em 70% chance de cura do câncer infantojuvenil

AMO Criança promove seminário nesta quarta-feira para falar sobre sinais e sintomas da doença, encaminhamentos e atendimentos

Quando a criança não brinca, alguma coisa está errada. O desânimo, a indisposição e o cansaço na infância, e também na adolescência, podem indicar problemas mais graves, alerta a gerente administrativa da Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, Carla Rosana da Silva. “Criança brinca, está disposta. Quando tem muito desânimo e episódios constantes de febre, tem que prestar atenção”, destaca. Os sintomas iniciais de câncer se assemelham aos de outras doenças comuns da infância, o que pode dificultar o diagnóstico precoce e o início do tratamento no tempo adequado. Por isso, este mês também é lembrado como Setembro Dourado, como forma de alertar pais e mães para o câncer infantojuvenil, que é a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

Carla lembra que o câncer infantojuvenil normalmente ataca as células do crescimento e sempre deixa sequelas. “Com o diagnóstico precoce, é possível reduzir o número de sequelas, aumenta em 70% a chance de cura, reduz o custo de tratamento e o impacto emocional para a criança ou adolescente e também para a família”, destaca a representante da AMO. A associação presta auxílio a pacientes e seus familiares.

Atendimento para a família


Gabriela da Silva/Gabriela da Silva/GES-Especial
Grupo de mães se encontra às terças-feiras na sede da AMO
O câncer chegou de forma silenciosa na vida do pequeno Paulo César, de 6 anos. A mãe, a dona de casa Venir Pinheiro dos Santos, 51, conta que não havia percebido nenhuma alteração no menino antes de ele ser diagnosticado com a doença, aos 2 anos. “O tumor no fígado foi descoberto depois que uma médica estranhou não ter conseguido ver uma veia que deveria aparecer perto do fígado quando ele fez um exame”, recorda. A confirmação veio depois de uma tomografia. “A primeira reação é achar que tudo terminou, que não vai vencer, mas hoje, com 4 anos, ele está com a doença controlada”, diz aliviada. Venir faz parte do grupo de mães que se encontra às terça-feiras na sede da AMO, onde faz artesanato e tem espaço para trocar experiências. “Nesse momento em que descobre o diagnóstico, a sensação é de que perdem o chão e aqui recebem apoio”, observa a assistente social da AMO Liziane Dias de Souza. Os casos que chegam à associação são avaliados por ela, que identifica as necessidades de cada família e recomenda as atividades indicadas. “Cada um precisa de uma coisa diferente, é um atendimento individualizado”, descreve.

Seminário
Dentro da campanha Setembro Dourado, iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), a AMO criança promove o 3º Seminário Sobre o Câncer Infantojuvenil nesta quarta-feira (27), destacando identificação dos sinais e sintomas, encaminhamentos e atendimentos. A ação, que vai ocorrer na sede da AMO das 14 às 17 horas, é aberta à comunidade em geral, profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação. O seminário é gratuito, mas tem vagas limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3582-4800 ou direto no link https://goo.gl/SKgoeV. A sede da AMO fica na Rua Vidal Brasil, 1.695, bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS