Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Pesquisa

Suco de uva branco pode diminuir medidas e aumentar colesterol bom

Mesmo bebida apresentando um conteúdo significativo de açúcar, também não se registrou aumento da glicemia ou insulina entre voluntárias que participaram de estudo

Claudia Velho/UCS
Estudos comprovaram que a ingestão de suco de uva branco, duas vezes ao dia por 30 dias, resulta na diminuição da circunferência abdominal

O consumo frequente de suco de uva branco é capaz de influenciar na redução de medidas da cintura e do abdome e aumentar o colesterol HDL, popularmente conhecido como colesterol bom, com um possível impacto na redução da incidência de doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de pesquisa feita pela biomédica Caroline Zuanazzi em sua dissertação de mestrado dentro do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Estudos anteriores já haviam demonstrado que compostos encontrados nas uvas e seus derivados podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a pressão arterial. A literatura científica também já listou os benefícios para a saúde humana do consumo de derivados da uva, especialmente o vinho e o suco de uva, como a capacidade de neutralizar os danos oxidativos causados pelos radicais livres, a prevenção da hipertensão e das disfunções cardiovasculares e a atividade anticarcinogênica. No entanto, essas pesquisas sempre estiveram mais focadas no consumo do vinho e do suco de uva tinto. Não havia estudos que comprovassem que esses mesmos resultados se repetiriam com suco de uva branco.

O objetivo da análise de Caroline foi então avaliar os efeitos benéficos da ingestão de suco de uva branco, estudando os possíveis efeitos da suplementação da bebida. Durante o estudo, foram avaliadas 25 voluntárias, mulheres entre 50 e 67 anos. Por um período de 30 dias, o grupo, mediante acompanhamento nutricional, foi orientado a ingerir 7ml/Kg peso/dia de suco de uva branco, mantendo uma dieta ajustada para manutenção do valor calórico total. Ao final da avaliação, a pesquisadora pôde comprovar os efeitos do suco de uva branco na mudança de medidas corporais e na bioquímica de mulheres adultas, mesmo com menor teor de polifenóis do que o suco de uva tinto.

Aumento em 16% de HDL

“Além do ineditismo e do impacto científico, já que pela primeira vez se analisam os efeitos do suco de uva branco como suplementação alimentar, os resultados obtidos por Caroline nos mostram que o consumo regular dessa bebida também pode trazer benefícios para a saúde humana. O aumento em 16% do HDL é um dado que merece ser destacado, pois não é comum conseguir-se um aumento tão expressivo com alimentos”, destaca a orientadora do trabalho, professora Mirian Salvador.

Os estudos também comprovaram que a ingestão de suco de uva branco – duas vezes ao dia por 30 dias – resulta na diminuição da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC), com perda de peso e medidas. “Mesmo o suco de uva apresentando um conteúdo significativo de açúcar, não se registrou, entre as mulheres avaliadas, aumento da glicemia ou insulina, o que aponta para o possível consumo por diabéticos”, completa.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS