Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Parceria

A criançada vai poder soltar a voz

Cocan e Prefeitura apadrinham a música dos alunos da Escola Municipal Pinto Bandeira

Oitenta alunos da Escola Municipal Pinto Bandeira tem aulas de música às quintas-feiras e integram o Cocan JuniorA educação é o grande investimento para mudar um país. A música tem força pedagógica, além de trabalhar os sentimentos dos alunos. Juntar o útil a agradável é o objetivo da parceria entre Prefeitura, Coral de Canoas (Cocan) e Escola Municipal General Pinto Bandeira (bairro Rio Branco). Oitenta alunos do Programa Mais Educação ganham o reforço de uma professora de música vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) todas as quintas-feiras. Eles serão formados em técnica vocal para o novo Cocan Júnior, coral mirim capacitado a fazer apresentações.

“É um sonho antigo da Cocan”, destaca a presidente Nilza Rembowski. “Com o tempo, os alunos poderão ingressar no nosso coral adulto.” O contrato com o poder público marcará os 52 anos da Cocan, completados em março. O maestro é Luiz André Silva. Os pequenos cantores da Pinto Bandeira estão soltando a voz desde abril, graças a perseverança dos professores Ana Lúcia Silva de Castro (Artes) e Thaicir Antunes Romano (Matemática). “Tivemos um coral aqui, quando o Thaicir foi meu aluno”, recorda Ana Lúcia. “Motiva os alunos, resgata a infância, os valores e fortalece a auto-confiança.” Thaicir está empolgado com o crescimento do projeto. “Sou cantor, mas não sou um professor de música, mas abracei a ideia”, salienta. “Não tenho conhecimento aprofundando, mas tenho bastante amor, carinho e é o que vale.”

">

Apresentações na agenda

O contrato, de R$ 30 mil, tem vigência até 20 de junho de 2018. De acordo com a presidente da Cocan, os alunos já estão convidados para uma apresentação no evento Noite das Canções, que ocorre em 7 de outubro, na Igreja São Paulo). Já o coral adulto da entidade (com 25 integrantes) se apresenta em 25 de agosto no jantar da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura; em 26 de agosto no Dia da Família na Escola Pinto Bandeira e em 27 agosto no Festival de Corus em Nova Petrópolis. “Trabalharemos musicalidade, afinação e repertório”, destaca a professora Ceres Thober. “Quem canta se realiza, vamos trabalhar a autoestima.” O secretário de Cultura, Mauri Grando, destacou a importância da parceria. “Quem canta seus males espanta”, brinca. “As crianças vão cantar mais e cada vez melhor em Canoas.”


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS