Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

XYZ
Nos cinemas

Sabia que Pedro Malasartes é português? Aprenda sobre ele

Personagem folclórico veio a ser associado ao interior rural brasileiro, mas ele atravessou o mar, vindo das tradições portuguesas

Divulgação/Globo Filmes
Jesuíta Barbosa como Pedro Malasartes no filme Malasartes e o Duelo com a Morte
Está estreando nos cinemas brasileiros esta semana a comédia Malasartes e o Duelo com a Morte, que tem Jesuíta Barbosa no papel de Pedro Malasartes, personagem folclórico tipicamente associado ao interior rural brasileiro. Poucos sabem, porém, que Malasartes é uma figura muito mais antiga nas tradições. Ele na verdade atravessou o mar. Malasarte, ou Malasartes, faz parte do folclore português e sua origem seria do século XII ou XIII.

No Brasil, antes do filme que está estreando, que também tem Milhelm Cortaz e Isis Valverde, Malasartes já tinha tradição na literatura e cinema. Câmara Cascudo havia registrado o personagem em seu extenso estudo sobre o folclore brasileiro. Monteiro Lobato, que tinha o hábito de incorporar figuras mitológicas e folclóricas nos seus livros, colocou Malasartes como um dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Ele inclusive participou das produções da tevê (vivido por Aloísio Gomes, o Canarinho, nos anos 70).

No cinema, Malasartes também fez sucesso nas antigas comédias brasileiras, com o popular Mazzaropi estrelando As Aventuras de Pedro Malasartes em 1960. Desta fase, inclusive, a produção que está entrando em cartaz herda a ideia de apresentar o personagem como um matuto.

De um modo geral, tanto no folclore português como na literatura brasileira mais antiga, Malasartes (cuja grafia varia entre Malazarte ou Malazartes, Malasarte ou Malasartes) costuma ser descrito como um malandro.


XYZ

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

Assim como na tradicional coluna semanal de variedades do jornal ABC Domingo, o XYZ fala de cinema, tevê, quadrinhos, nostalgia e assuntos da cultura pop em geral. Informação e curiosidades com um toque de humor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS