Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Transporte

Pegamos carona no novo ônibus; usuários aprovam

Novos ônibus da Sogal circulam pelos bairros Rio Branco, Mathias Velho, Guajuviras e Niterói

Novos ônibus da Sogal começaram a circular no dia 12Começaram a circular ontem os novos ônibus da Sogal. E os coletivos foram aprovados por quem mais entende de ônibus: o passageiro. Para quem não lembra, o tal ônibus "moderno" que foi apresentado à população há duas semanas, durante a 33ª Feira do Livro, chamou a atenção até de quem não esquenta banco na parada. A "propaganda" era de que os 16 veículos possuíam bancos ergonômicos, acessibilidade, internet, câmeras de segurança e, principalmente, ar condicionado, uma reivindicação antiga de quem pega "busão" todos os dias em Canoas. 

E nada melhor do que, ao invés de só coletar as informações, pegar o ônibus em uma viagem de verdade. Pois bem, esticamos o braço e paramos o gigante de metal no terminal da Sogal no bairro Rio Branco. O coletivo C1 – Mathias Velho saiu do Rio Branco rumo ao Mato Grande, circulou pelo Mathias, nas imediações do Hospital de Pronto Socorro, e seguiu viagem pela Avenida Boqueirão antes de terminar viagem na Ulbra. O trajeto de aproximadamente uma hora e meia começou e terminou bem.

De saída, a Internet funcionou muito bem, aliás. O ar condicionado também. Assim como os bancos de fato são mais confortáveis como o prometido. Se houvesse um senão, ele estaria atrelado a fatores que não tem relação direta com o ônibus em si, como os solavancos por causa dos buracos nas ruas e a lentidão em razão do nosso tráfego. Só que isso a Sogal só iria resolver se os ônibus deixassem de andar sobre rodas e passassem a voar. Não custa sonhar né?

"Tudo aqui tem cheiro de novo"

Leandro Domingos/GES-Especial
As amigas Sueli da Silva e Maria Pires aprovaram o novo veículo para transporte
Durante a viagem, foi possível ouvir os passageiros que entravam e saíam. Há 42 anos vivendo no bairro Rio Branco, a Sueli da Silveira está cansada de pegar ônibus. Ainda assim adorou viajar no coletivo zerado que a levou até a Ulbra, onde tinha exames a fazer ontem à tarde. "Tudo aqui tem cheiro de novo", elogiou. "Quem precisa, pega ônibus. E como preciso, que bom colocaram esses assim ... tão novinhos." Também moradora antiga do Rio Branco, a amiga Maria Pires estava feliz da vida pela novidade. E disse só não tirar o celular da bolsa para experimentar a internet por medo. "Costumo sair de casa e nem tirar o celular da bolsa, por medo de perder ou ser roubada", diz. "Mas achei ótima a ideia de colocarem rede wi-fi. A gurizada vai adorar."

Melhorou para todo mundo

E não foi só a vida dos passageiros que os novos coletivos melhoraram. Há 12 anos trabalhando para a Sogal, o cobrador Cristian Falco disse que a situação dele sentado no banco melhorou muito com a aquisição dos ônibus. "A gente faz um turno em que passa quase duas horas sentado, por isso só esse sistema de ar que instalaram já faz toda a diferença", salienta. O trabalhador disse já ter ouvido muitas reclamações dos passageiros pela falta de ventilação, principalmente no verão. "Era o que as pessoas mais falavam", recorda. "Eles falam de tudo, mas esse negócio do ar era muito necessário. Melhorou para todo mundo."

Dá até para ver vídeo

Leandro Domingos/GES-Especial
Passageiros podem aproveitar o wi-fi
O Maico Oliveira nem pensou duas vezes. Entrou no ônibus e foi logo pedindo a senha da Internet para o motora. Nem precisava. Bastava entrar, pegar o celular, e acessar o ícone do wi-fi "SIT-138." "Gostei e vou aproveitar a viagem até o serviço para atualizar algo no Facebook ou trocar uma ideia no whatsApp", conta o operário. Podia fazer mais. Conforme constatou nossa reportagem, dava para assistir até vídeos sem que o sinal caísse ou o vídeo ficasse travando. Este escriba conseguiu ver um videoclipe, mais dois trailers de cinema sem interrupção.

A maioria não quer saber de Internet

É claro que nem tudo é festa. Muitos passageiros que conversaram com a nossa reportagem nem estavam interessados na Internet. Querem mesmo é ver mais linhas da Sogal circulando pelo Rio Branco e Mathias Velho. "Sinceramente, não estou nem aí para a internet. O que me interessa é chegar rápido no trabalho. E para isso, eu preciso de mais horários de ônibus e não de wi-fi", reclama Joana Santos da Silva. "Nem me interesso por essas coisas", reforça o aposentado Neri Soares, 67 anos. "Isso aí é bom para os guris, mas os mais velhos querem mesmo é ficar menos tempo na parada."

Saiba mais

Pelo menos oito ônibus novos circularam ontem por Canoas, segundo informações dos fiscais da Sogal. Eles transitaram pelos bairros Rio Branco, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói. Quem pega ônibus no centro, portanto, não se deparou com nenhum deles. Ainda. A meta na empresa é que eles sejam colocados na rua ao longo dos próximos dias.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS