Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Demissões

Pesquisa aponta mais vagas no comércio, mas sindicatos discordam

Comerciários lamentam volume de demissões no setor e redução da média salarial

Uma pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), em parceria com o site de busca de empregos Adzuna, apontou crescimento de contratações no varejo. O levantamento indica que em maio o volume de oportunidades foi 5% maior no Estado, em comparação com o mês de abril. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, também aponta um saldo positivo de vagas em Canoas, de 32 vagas em abril, contra -51 de março.

No entanto, o cenário para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Canoas é de fechamento de postos de trabalho. “Estamos com a agenda até o final de julho lotada de rescisões, até nos surpreendeu o aumento das demissões novamente”, avalia Antonio Felini. Além dos cortes, o presidente do Sindicato dos Comerciários ainda lamenta a queda na média salarial dos profissionais. “Estão cortando vagas com salários maiores e recontratando com remuneração menor. Para os comissionados a renda caiu até 50%”, informa.

O presidente do Sindilojas da cidade também não percebe recuperação de vagas no Município, mas sustenta que as demissões estão estáveis. “Não vemos crescimento de empregos, mas as demissões diminuíram. Estamos otimistas que no segundo semestre a situação seja melhor”, aposta Denério Neumann.

Queda na capital

Em Porto Alegre o cenário identificado pela pesquisa foi diferente, sendo observada uma queda de 10,32% no número de vagas, que passaram de 126 para 113. Os salários se mantiveram estáveis, com uma variação positiva de 0,61%, atingindo o valor de R$ 1.322. Nas cidades de Caxias do Sul, Canoas, São Leopoldo, Cachoeirinha, Passo Fundo, Gravataí, Novo Hamburgo e Santa Maria a pesquisa apontou 138 novas vagas online para o varejo.

Desempenho comércio em Canoas

Março

Admissões: 815

Desligamentos: 866

Saldo: -51

No ano: -238

12 meses: 3

Abril

Admissões: 749

Desligamentos: 717

Saldo: 32

No ano: -207

12 meses: 9

Fonte: Caged


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS