Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

Tecnologia
Insights

Software usa inteligência coletiva para fazer previsões

Start-up criou programa para aproveitar intuições de grupos de colaboradores e já acertou várias previsões

Reprodução
Detalhe da home page da empresa Unanimous AI, que trabalha com software para inteligência coletiva ou crowd intelligence
Uma empresa norte-americana, a Unanimous AI, criou um software que quase prevê o futuro. Na verdade, trata-se de um algoritmo de computador que usa inteligência coletiva para apontar a possibilidade mais provável para um determinado evento ou pergunta. O sistema já conseguiu prever, com meses de antecedência, que Donald Trump seria o candidato republicano nas prévias do ano passado nos EUA, já acertou mais de um campeonato nas ligas profissionais e até acertou o vencedor de uma corrida de cavalos famosa, o Kentucky Derby.

O programa da Unanimous usa um fenômeno que tem sido estudado por cientistas nos últimos anos, a chamada crowd intelligence ou collective intelligence. Pesquisadores têm observado que grandes grupos de pessoas, quando chamados a opinar sobre determinado assunto, podem produzir, na média, uma aproximação ou previsão razoavelmente acertada. O princípio por trás deste fenômeno seria que as opiniões extremas vão se cancelando mutuamente, e a média das opiniões das pessoas da multidão acaba sendo a mais acertada ou reflete a mais forte probabilidade.

O software da Unanimous AI basicamente trabalha fazendo uma média das opiniões registradas. O site da empresa inclusive permite que usuários proponham perguntas, que os usuários vão respondendo, para que o software faça o cálculo da tendência média. Versões específicas são pagas.

A Unanimous foi fundada por um cientista, doutorado em Stanford. A empresa patenteou o software e o processo, que está chamando de Swarm Artificial Intelligence. Swarm, "enxame", é uma alusão ao comportamento de animais coletivos, como abelhas e peixes, que frequentemente demonstram grande capacidade de reação e até planejamento graças à colaboração entre os integrantes.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS