Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Ensino

Canoas ganha Universidade La Salle

Mudança de centro universitário para universidade foi autorizada no Diário Oficial desta segunda-feira

A partir dessa segunda-feira (8) o Centro Universitário La Salle (Unilasalle) passar a ser Universidade La Salle. A mudança foi autorizada após publicação de portaria no Diário Oficial da União. Com a nova titulação a universidade poderá concorrer em um número maior de editais, nacionais e internacionais, permitindo investimentos em pesquisa e garantindo o desenvolvimento de Canoas e região.

“Agora atingimos o topo da pirâmide na qualificação das instituições de educação superior no Brasil: Faculdade, Centro Universitário e Universidade. Sendo Universidade podemos concorrer com as grandes universidades do Brasil e do mundo em editais nacionais e internacionais. Abrimos um grande corredor para o mundo da pesquisa e investigação”, explica o reitor da Universidade La Salle, Paulo Fossatti.

A busca pelo título de universidade, surgiu no ano de 2013, após definição do Conselho Provincial dos Irmãos Lassalistas, responsáveis pela Rede La Salle de educação em todo Brasil. A partir dessa decisão, a instituição estabeleceu seu plano de desenvolvimento institucional (PDI) com o foco em ações que a permitissem, em médio prazo, alcançar os indicadores preconizados pelo MEC a fim de conquistar o título de universidade. Uma dessas ações foi o investimento com foco na criação de novos programas de pós-graduação - em nível de mestrado e doutorado. 

Impacto nas oportunidades e oferta dos serviços educacionais?

Em uma dimensão política, a mudança para Universidade La Salle trará à instituição uma ampliação na relação da comunidade acadêmica com diversas esferas do Governo Federal, em especial com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A instituição também terá a ascensão sobre outros ministérios, como Ciência e Tecnologia - por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) -, Esportes, Saúde, Assistência Social e outros. Ainda, possibilidades de relações mais efetivas com empresas e organizações relacionadas à sociedade civil, com foco na chamada tríplice hélice. “Vamos nos consolidando na extensão comunitária. Com o compromisso de ser a instituição comunitária de Canoas e região, um compromisso com o desenvolvimento local“, detalha Fossatti.

No campo da infraestrutura, uma das principais possibilidades de mudança na detenção do status de universidade é a possibilidade de estabelecer uma estrutura multicampi. Diferentes localidades poderão integrar a mesma instituição, inclusive com abrangência nacional.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS