Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
De volta à infância

Festa do Trabalhador terá até Torneio de Taco

Jogo sucesso nos anos 80 e 90 está incluído na programação que ocorre em 1º de maio no Parque Eduardo Gomes

Torneio de taco em Novo HamburgoA Festa do Trabalhador, que ocorre no Parque Eduardo Gomes no dia 1º de maio, terá uma atração para os adultos voltarem ao tempo de infância e para crianças e adolescentes tomarem gosto por um jogo que foi sucesso nos anos 80 e 90, o jogo de taco. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) organizará um campeonato da modalidade.

A competição será dividida em três categorias. Junior dos 12 aos 17 anos, adulto dos 18 aos 40 anos e master acima dos 40 anos. No total, serão 16 duplas em cada faixa. A inscrição das duplas deve ser feita até o próximo dia 26 no seguinte email: dir.esportes@canoas.rs.gov.br ou no telefone 3466-5521. Os jogadores devem levar o documento de identidade no dia da competição. A forma de disputa é por eliminatória simples. Quem vence segue na competição. As quatro últimas duplas disputarão o 1º , 2º e 3º lugares.

Regras

Dentro da categoria respectiva as duplas podem ser mistas. Ganha quem anotar primeiro 24 pontos. Cada cruzada de taco vale dois pontos e a conquista do taco vale um ponto. A área do jogo compreende uma distância de 20 a 30 metros de uma casinha à outra - distância varia conforme a categoria.

Dupla com bolinha

O foco é conquistar o taco para marcar pontos.

Formas para conquista

- Derrubar a casinha do lado oposto.

- A dupla com taco tentar acertar a bolinha e ela rebater para trás 3 vezes.

- Pegar a bolinha rebatida no ar antes de ela tocar o chão

-Derrubar a casinha ou tocar o corpo do oponente com a bolinha quando este estiver na posição defensiva com o taco fora do círculo.

Dupla com taco

O foco é rebater a bolinha arremessada pelo jogador e manda-la o mais longe possível da área do campo. Quando isto acontecer, os jogadores percorrem o campo um de encontro ao outro e cruzam os tacos para marcar 2 pontos.

Situações de Jogo

- Quando a bola é rebatida, e a dupla de tacos estão cruzando, assim que um dos jogadores da dupla conseguir pegar a bola ele pode lançar e tentar atingir a casinha ou o corpo de um dos jogadores, basta um destes estar com o taco fora do círculo.

- Quando o jogador rebate a bola mas ela só rela no taco e vai para trás da linha, é contado "uma pra trás", se isso acontecer três vezes, sem a dupla cruzar, ela perde o taco.

- Quando o jogador rebate, mas a bola não vai tão longe, ficando na área do campo, o jogador que arremessou a bola, pode ir até ela, e jogar do ponto que a pegou. Neste momento, um dos jogadores da dupla com taco, dependendo da distância pode falar: "2 tacos!". O outro jogador com taco pede 'licença' e sai em direção a casinha do outro jogador para ajudá-lo a defender a casinha ameaçada. Assim que a jogada se concluir, o jogador pede licença novamente e volta para a defesa de sua casinha. Caso o jogador não peça 'licença', um dos jogadores da dupla da bolinha, pode derrubar a casinha, e conquistar o taco.

- Depois da dupla que atingir 24 pontos é necessário deixar os tacos cruzados no meio do campo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS