Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Prevenção

Meta é vacinar mais de 110 mil canoenses contra a gripe

Campanha de vacinação começa no próximo dia 6, dia D contra a doença

Vacinação contra a gripeCarlos Pacheco conta que nunca ficou gripado. Só que isso não impede que o idoso de 64 anos procure anualmente o posto de saúde perto de casa para se vacinar contra a gripe. "Seguro morreu de velho", brinca. "Eu não lembro de ter ficado gripado algum dia, mas perco tempo na fila todo ano para me vacinar contra a gripe. Se dão a vacina de graça, não tem por que a gente não participar da campanha." Pois este é o espírito que tem levado os canoenses, a cada ano, a atingir um novo recorde na vacinação contra a gripe. Só no ano passado, a Saúde do Município registrou 109.979 vacinados. O número corresponde a 84,5% da meta geral do Município. E como em cada ano, a meta é vacinar sempre mais, pode-se dizer tranquilamente que a administração municipal quer ver mais de 110 mil canoenses vacinados contra a Gripe A em 2017.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Vanessa Dornelles, no que depender da vontade do canoense de vacinar, não deve haver problema para que a nova meta seja alcançada. "Estamos no mês de março e a população já tem entrado em contato para saber quando é que começa a campanha", diz. A data já foi confirmada pela Secretaria de Saúde. O lançamento oficial da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no dia 6 de abril, dia D de combate à doença no Brasil,. O período será de 10 de abril a 19 de maio. E pode ser estendido, conforme a necessidade. "A expectativa é muito positiva porque a propagação das informações a respeito da doença conscientizaram a importância da vacinação para a maioria das pessoas", salienta.

A partir de 2017, a meta do Município é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. Confira quais são os grupos prioritários para a vacinação:

- Trabalhadores de saúde;

- Povos indígenas;

- Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias),

- Gestantes em qualquer idade gestacional;

- Idosos com 60 anos ou mais de idade;

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade mediante atestado médico.

Também estão incluídas no grupo alvo da vacinação mulheres no período até 45 dias após o parto. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

Corrida contra a febre amarela

É claro que são casos diferentes, mas o ano já registrou uma verdadeira corrida em busca de vacinas nos postos de saúde. É que mesmo sem existir um surto de febre amarela no Estado, milhares de canoenses correram até os postos de saúde para buscar a vacina contra a doença. O aumento registrado pela Secretaria de Saúde no início do ano, foi de mais de 500%. A procura foi tanta que quase faltou vacina para a população. Quase. Para se ter uma ideia, foram 3,5 mil doses aplicadas só em janeiro. Tudo devido as campanhas e o noticiário na TV que mostrava o alarmante surto da doença no nordeste brasileiro.

O negócio é prevenir

Além da vacinação, que tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a gripe. Medidas simples de higiene, diga-se, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias; cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar; utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. Os cuidados ajudam. E muito.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS