Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Obras

Prevenção a alagamentos também precisa de colaboração

Lixo em tubulações é maior responsável pelas cheias na cidade, segundo Prefeitura

Combater alagamentos. Esta tem sido a rotina da Secretaria de Obras desde janeiro, com trabalhos de limpeza e substituições de canalizações para prevenção de novas cheias. No Centro foram pelo menos três episódios apenas no mês de fevereiro. O motivo, conforme o titular da secretaria, Adalberto Schen, foi o lixo acumulado nas tubulações. “Já tiramos até um poste de dentro de uma”, comenta. 

O trabalho preventivo é realizado em paralelo a outros projetos como o de pavimentação de 30 quilômetros, ainda pendente na cidade, e melhorias em 105 quilômetros de vias esburacadas. Confira as ações em execução e previstas pela Secretaria em entrevista com o secretário municipal de Obras.

Diário de Canoas – Quais ações são realizadas em combate aos alagamentos?

Adalberto Schen será o novo secretário de ObrasAdalberto Schen - Fizemos ações em diversos pontoa da cidade. A maior delas na Rua Curitiba, com o trabalho de limpeza e da vala externa e interna, onde deságuam as águas do bairro. Estamos fazendo a canalização da Rua Curitiba, que levará mais dois meses para ficar pronta. Em paralelo a isso o desassoreamento de tubulações menores que abastecem estas valas. Também fizemos limpeza no Mato Grande e de valos que escoam para a casa de bombas 4. Realizamos melhorias nas casas de bombas um e dois, no bairro Rio Branco e na Nazário, no Estância Velha, faremos uma nova canalização, com 300 metros de cumprimento, para atender aos novos loteamentos e acabar com as inundações. Fizemos um trabalho de limpeza na Rua Muck e na Victor Barreto ao longo do trem faremos uma nova canalização para dar vazão as águas da Rua Muck. Limpamos a Pedro Weingartner, onde estava totalmente entupido. Próximo ao Canoas Shopping faremos uma canalização complementar da Rua Siqueira Campos até a Rua Europa, ao longo da Avenida Victor Barreto. A obra será iniciada nos próximos 15 dias.

DC – Qual é a maior causa dos alagamentos?

Schen – Lixo nas tubulações e falta de limpeza periódica. Não era feito há muitos anos e por isso está estourando na nossa mão. Outro problema é os depósitos clandestinos de lixo, nos tiramos 504 toneladas. Foram seis viagens com lixo para cada um dos 20 caminhões, apenas na última segunda-feira.

DC – Como deve ser a atuação desta gestão no combate aos lixões?

Schen – O lixo não vai acabar se a população não ajuda, por isso o prefeito quer começar a multar. Dois dias após a limpeza os locais já estão cheios de lixo. Tem ecopontos, mas as pessoas não usam. É um custo para todos, porque são recursos dos contribuintes.

DC – Quais são os planos da secretaria para pavimentações?

Schen – Temos 30 quilômetros de ruas não pavimentadas. Algumas delas são em áreas de invasões. A população está pedindo e quer asfalto. Estes locais ficam no bairro Guajuviras, Olaria, São Luiz, Mato Grande e Fátima. Custaria R$ 25 milhões ao Município. Vamos avaliar com o prefeito. Também queremos fazer uma ligação da Avenida Monte Castelo com a Avenida Inconfidência, para tirar um pouco do congestionamento da Avenida Santos Ferreira.

DC - O que a Prefeitura pretende fazer em relação aos diversos buracos pelas ruas de Canoas?

Schen - Faremos melhorias em 105 quilômetros e ruas, para deixar em boas condições, por toda a cidade. Já está aprovado pelo prefeito. Devemos levar pelo menos seis meses nestas obras. Estamos solicitando ainda uma verba na Caixa Econômica Federal para fazer uma revitalização do asfalto, calçadas e reurbanização da Rua Berto Círio. O projeto está adiantado e acreditamos que conseguiremos este recurso de aproximadamente R$ 2,5 milhões.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS