Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Solidariedade

Depois do desastre, é hora da solidariedade em São Chico

Mobilização ocorre em diferentes pontos do Estado, após tornado que devastou parte da cidade

Letícia Rossa/GES-Especial
Comunidade se une para ajudar quem precisa
De braços dados. É assim que São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, amanheceu após o tornado que atingiu cinco bairros na manhã de domingo. No entanto, entre o cenário de destruição visível no município, rastros de otimismo despontavam por meio da série de doações da comunidade e também de gaúchos de todo o Estado. Mobilizações para ajudar São Chico também tomaram conta das redes sociais.

As consequências do desastre natural, até a tarde de ontem, conforme a Defesa Civil local, consistiam em uma morte, 300 casas destruídas e 1,6 mil pessoas desabrigadas. Os registros do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, responsável pelos serviços de resgate, são de 90 atendimentos hospitalares entre o domingo e a segunda, sendo que quatro moradores seguiam internados na noite de ontem com lesões corporais. A situação fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência.

Voluntários

Porém, este panorama de devastação é minimizado pela mobilização comunitária que fornece suporte às vítimas da tragédia. As doações de roupas, calçados, itens para casa e alimentos estão sendo centralizadas no ginásio municipal, onde dezenas de voluntários trabalham. Entre eles, as amigas Laura Maciel dos Reis, 14 anos, Gabrielle Amoretti, 13, Gabriele Duarte, 12, Lavínia Soprano Reis, 14, e Eduarda Maciel, 12, que auxiliam na seleção e doação de roupas desde a tarde do domingo. “Ficamos agoniadas sem podermos ajudar. Então viemos para o ginásio para tentar sermos úteis em algo”, fala Gabrielle.

Durante toda a segunda-feira, o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli, acompanhado das equipes da Defesa Civil municipal e estadual, visitou os bairros afetados. Pela manhã, o governador em exercício, José Paulo Cairolli, sobrevoou a cidade e reforçou ao prefeito o repasse de recursos. “A burocracia é grande, mas acreditamos que daqui um ano a cidade estará em pé novamente”, projeta Aguzzolli. Contas bancárias foram abertas nas agências do Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para que as pessoas façam doações em dinheiro e diversas cidades se mobilizaram para receber donativos.

Conforto e auxílio de familiares e amigos

“Quando cheguei na esquina de casa do trabalho, tinha a certeza de que minha esposa e minha filha estavam debaixo dos escombros”, relatou o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Alexandre Brando Francisco, 41 anos, que encontrou Geane, 35, e Bianca, 8, abrigadas em um dos cômodos da residência. Com a força do vento, a parede da frente voou até o jardim, a garagem ficou destruída e o telhado também foi arrancado.

Geane é doméstica e produzia doces para ajudar na renda familiar. “Preciso de um engenheiro que me dê um laudo sobre a estrutura da minha casa, aí vejo se tenho que demolir ou reformar”, frisa Alexandre. “Esse momento é de limpar e ver o que sobrou, mas graças a Deus minha família é unida e também posso contar com a ajuda de amigos. Nessas horas sabemos quem é amigo.”

Formas de ajudar São Chico

Além de cestas básicas, a população pode doar produtos como açúcar, sal, café, pasta de dente, escova de dente, absorvente, xampu, detergente, sabão em pó pequeno, água sanitária pequena, travesseiros, colchões, toalhas de banho, fraldas GG, de recém-nascido e geriátricas, que estavam em falta ontem. Como centenas de casas foram destruídas, há uma grande necessidade de materiais de construção.

Locais de entrega de doações

Campo Bom - sede da Defesa Civil, nos fundos do Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke (Avenida Adriano Dias, 720, no Centro), de segundas a sextas-feiras, das 12h30 às 18h30. Mais informações pelo telefone (51) 3597-3683

Canela - CTG Querência

Caxias do Sul - Estacionamento do Bispado (Rua Sinimbu, ao lado da Catedral Diocesana), das 7 às 22 horas; Cruz Vermelha (Rua Feijó Junior, 269), de segundas a sextas-feiras, das 13h30 às 17h30; e TopLine Mecânica de Caminhões (Rua Gérson Andréis, 728, no Distrito Industrial)

Esteio - Ginásio Municipal Sílvio Batista, na Vila Osório

Gramado - Ginásio Perinão (Avenida Borges de Medeiros 3.940), das 7 às 19 horas; Supermercado Berti (Rua São Pedro, 835, Centro) e Rádio Sorriso (Rua Tristão de Oliveira, 397, no bairro Floresta)

Igrejinha - Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (ao lado do Parque da Oktoberfest)

Novo Hamburgo - DCE da Feevale, no Câmpus 2, entre os prédios Verde e Amarelo; na Mecânica Vizentim (Rua Aracati, 25, no bairro Liberdade); na sede administrativa do Sindilojas (Rua Lima e Silva, 123, no Centro) e no Centro de Eventos do Sindilojas (Rua Canela, 297, no Ouro Branco), das 8 às 18 horas

Porto Alegre - Sede da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Avenida Borges de Medeiros, 1.501, Praia de Belas) e no DCE da Uergs (Avenida Bento Gonçalves, 8.855) – as outras 23 unidades da Uergs também estão mobilizadas

São Francisco de Paula - Ginásio Municipal de Esportes (Rua Santos Dumont, 967)

Taquara - Farmácia Santé da Rua Bento Gonçalves, IACS, Atacado Leia, Centro Espírita Irmã Dalva, Academia Energia Vital e Consulado Colorado

Três Coroas - Sede da Biondini (Rua Guilherme Sauer, 1.700)

Vacaria - Equipe Revolução, Serra Off Road

Doações em dinheiro

Caixa Econômica Federal: Agência 0507 Op.006 Conta 71002-0

Banco do Brasil: Agência 0724-2 Conta 5000-8

Para depósitos do exterior: BR9800000000007240000050008C1

Banrisul: Agência 0931 Conta 040958460-1

As contas estão nos nomes de:

Doação Vendaval São Francisco de Paula RS

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula

CNPJ: 88.756.879/0001-47

Telefone da prefeitura: (54) 3244-1214

*Colaboraram: Bianca Dilly e Rafael Petry


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS