Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Motores
Tecnologia

Tecnologias rumo à autonomia total

Conheça 5 sistemas inteligentes disponíveis em veículos da Ford que dão aquela mão para o motorista

Sistemas capazes de detectar carros e pedestres, podendo até parar o carro automaticamente e evitar acidentes, bem como piloto automático adaptativo que mantém a distância do veículo da frente, ao melhor estilo ‘‘siga o mestre’’.

Hoje muitos modelos da Ford já contam com recursos avançados de tecnologia semiautônoma e de assistência que conseguem detectar e evitar erros na condução. São os chamados carros inteligentes, que “julgam” as habilidades do motorista e corrigem seu comportamento para ajudá-lo a dirigir melhor e evitar acidentes. Isso porque a montadora tem como meta lançar comercialmente um carro totalmente autônomo até 2021.

Cinco dessas tecnologias para uma direção mais segura e menos estressante já estão disponíveis em veículos vendidos no País. As suas funcionalidades podem variar de acordo com o modelo e versão, conforme mostrado no site da Ford (www.ford.com.br). Há também vídeos para demonstrar os sistemas de alerta de fadiga e de permanência em faixa.

1 - Alerta de Colisão e Detecção de Pedestres

O sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido no Fusion e no Edge, funciona por meio de radar e câmera em velocidades a partir de 3,6 km/h, disparando alertas sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente, ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. O sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.

2 - Alerta de Fadiga

O alerta de fadiga, disponível no Fusion e no Edge, monitora o comportamento do veículo para detectar se o motorista está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, avalia o nível de atenção pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, recomenda uma parada para descanso com um alerta no painel e um aviso sonoro.

3 - Permanência de faixa 

Se o motorista sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca, o equipamento, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o sistema atua na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa. É acionado por teclas no volante.

4 - Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo com “stop and go”, disponível no Fusion, consiste em uma evolução do piloto automático convencional. Além de manter a velocidade programada do veículo, permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente – voltando a acelerar se o fluxo for retomado dentro de 3 s. Depois desse tempo, precisa ser reativado.

5 - Controle de estabilidade

Se o motorista desviar rapidamente de um obstáculo e o veículo perder tração, o sistema interpreta que ele precisa de ajuda para recuperar o controle. O controle eletrônico de estabilidade (ESP) aciona os freios individualmente em cada roda e ajusta o torque do motor para recuperar a estabilidade do veículo e evitar que derrape. Uma luz no painel se acende para indicar que foi ativado. O recurso está disponível em toda a linha Ford no Brasil.


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS