Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Energia elétrica

Horário de verão gerou redução equivalente a cidade de 40 mil habitantes na área da RGE Sul

Número ficou dentro do projetado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Agência Brasil
Horário de verão tem o objetivo de diminuir a demanda por energia elétrica do Sistema Interligado Nacional no horário de ponta, das 19 às 22 horas
O Horário Brasileiro de Verão, que chega ao fim neste sábado (18), gerou uma redução equivalente ao consumo residencial de uma cidade de 35 a 40 mil habitantes, como Estância Velha, na área de concessão da RGE Sul, considerando o horário de ponta no período em que vigora a medida.

Embora esses números ainda não tenham sido confirmados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a aplicação do horário de verão na área da distribuidora, que atende 118 municípios, ficou dentro do projetado, com uma economia de 90 MW. A redução real de consumo na área da RGE Sul foi de 0,5%.

O ONS planejou uma redução de aproximadamente 4,5% de demanda no horário de ponta no Rio Grande do Sul, o que significa aproximadamente 220 MW.

Horário de Verão

Em vigor desde outubro do ano passado, a medida tem o objetivo de diminuir a demanda por energia elétrica do Sistema Interligado Nacional no horário de ponta, das 19 às 22 horas. Essa possibilidade é viável porque a energia elétrica passa a ser usada mais tarde, devido ao adiamento dos relógios em uma hora.

Na prática, a meta é não haver coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, uma demanda que reduz substancialmente após 18 horas, fim do expediente. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS