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Decoração

Design para vaidade masculina

Projeto em Novo Hamburgo foi inspirado nas barbearias dos anos 1940
Eles não pretendiam oferecer um novo serviço, mas proporcionar uma experiência exclusiva e tradicional de uma “barbearia de verdade”. A franquia da barber shop queria resgatar o que foi perdido com o passar do tempo quando o assunto é vaidade masculina, e para isso investiu em referências clássicas para oportunizar um ambiente particular e aconchegante – com forte pegada old school, clássica e vintage.
O projeto de interiores localizado em Novo Hamburgo, assinado pelo Studio Suellen Ribeiro Design, foi inaugurado em 2016 e é dedicado ao homem que aprecia sentir-se bem no espaço, além de atentar à qualidade dos produtos e serviços que consome.
João Marcos Otto, gerente geral da empresa, conta que a ideia principal sempre foi resgatar o significado de “barbearia de verdade”, em um tempo em que a igualdade de gêneros muitas vezes é confundida com guerra dos sexos. “A gente queria um espaço que saudasse a masculinidade sem gerar constrangimento para ninguém, onde os homens se sentissem encorajados a cuidarem da aparência respeitando isso”, conta.
Seguindo o conceito da rede de franquias da barbearia, a unidade de Novo Hamburgo tem um padrão cromático de cores escuras e materiais que sugerem o que a designer chama de “brutalidade um tanto contemporânea”. O piso vinílico amadeirado foi eleito para a uma composição harmônica que combinou tijolos de demolição aparentes. Remetendo aos pisos das antigas barbearias, o contraste do ladrilho hidráulico preto e branco.
De acordo com a designer, o projeto ilustra as clássicas barbearias dos anos 1940 e 1950, que eram o palco de conversas sobre sobre política, esportes e atualidades. “Buscamos criar um espaço vintage, que lembra as barbearias típicas de filmes da máfia, um ambiente exclusivo para os homens. A ideia é oferecer uma experiência completa, deixar o público à vontade para usufruir do espaço, aproveitar o momento na barbearia para também conversar com amigos, tomar uma cerveja, um drink ou café”, diz.
Requintado, o ambiente ganha também detalhes, como luminárias reproduzindo o efeito do aço corten e molduras dos espelhos em couro. “Os espelhos são individuais e promovem privacidade entre os clientes, que no reflexo não podem 'espiar' quem está recebendo serviço ao lado. Isso gera exclusividade também”, explica João.
Para a iluminação, a opção foi trabalhar com luzes mais focadas, dando um ar cênico para o ambiente deixando a área de atendimento dos barbeiros muito bem iluminadas, como não poderia deixar de ser.
Entre os materiais que se destacam no projeto estão o revestimento botonê de couro preto na recepção e lounge bar, o mármore com rajadas brancas para as pias dos barbeiros, além da madeira de demolição no do balcão do bar.
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES
  • O projeto foi inspirado nas antigas barbearias
    Foto: Tiago da Rosa/GES

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