Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Saúde

Canoas confirma notificação de dois casos de leptospirose

Como medida preventiva será realizada nesta quinta uma ação de prevenção no bairro Mathias Velho
A secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas confirmou nesta quarta-feira (11) duas notificações de leptospirose ocorridas no bairro Mathias Velho. Como medida preventiva, será realizada nesta quinta, 12, das 9 às 16 horas, uma ação específica de prevenção na região envolvendo profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) União, bem como a equipe de Controle de Zoonoses e Animais da SMS.
Conforme a titular da Saúde, Rosa Groenwald, a chuva das últimos dias no município facilita a transmissão da doença, que ocorre por meio do contato com a urina de animais infectados, principalmente roedores, através de águas contaminadas, lodos, lama, esgotos, alimentos e lixo. "O objetivo da mobilização que contará com 42 agentes, será orientar a população e ter um diagnóstico da situação na região", esclareceu.
Os dois casos notificados são de pessoas adultas, que serão avaliados clinicamente pela equipe de Saúde que aguarda a investigação laboratorial para confirmar a Leptospirose.
Sintomas
Processo infeccioso inespecífico e agudo com febre alta de início súbito e persistente
Fortes dores de cabeça
Dores musculares (principalmente região lombar e posterior dos membro inferiores )
Mal estar/prostação
Calafrios
Alterações do volume urinário
Icterícia
Fenômenos Hemorrágicos e/ou alterações hepáticas compatíveis com leptospirose
Período
No prazo de três semanas, toda a pessoa que apresentar algum dos sintomas que caracterizam a leptospirose e teve contato físico com áreas alagadas, lama ou esgoto, principalmente após fortes chuvas com ocorrência de enchentes, transitar em áreas de risco para a doença, ou ter tido contato com roedores, deve procurar atendimento.
 
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS