Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Lama no Rio dos Sinos

Reservatórios secam em Novo Hamburgo e captação é suspensa em São Leopoldo

Em Novo Hamburgo haveria a possibilidade de o abastecimento ser retomado ao longo madrugada entre sábado e domingo
Gabriel Guedes/GES-Especial
Rio dos Sinos apresentava aparência barrenta em São Leopoldo na tarde deste sábado
A Comusa, responsável pelo abastecimento de água potável em Novo Hamburgo, confirmou que os reservatórios se esvaziaram por volta das 19 horas deste sábado, 8 horas após a suspensão da captação de água do Rio dos Sinos. Em São Leopoldo, o Semae suspendeu a captação de água do Sinos por volta das 19 horas e portanto, nas próximas horas somente contará com a água nos reservatórios da autarquia para abastecer a cidade.
O restabelecimento pleno do abastecimento de água em Novo Hamburgo deve ocorrer somente no final do domingo, é o que prevê o diretor-geral da Comusa, Silvio Klein. Ele relata que, desde que as bombas foram desligadas na manhã de sábado, a autarquia regulou a distribuição de água para diversas áreas do Município mas os reservatórios esvaziaram por volta das 19 horas. "Estamos testando novos tratamentos de água para religar as bombas. Acredito que no começo da manhã possamos ter um reabastecimento gradual em toda cidade", explica. Ele destaca que a distribuição deverá ser novamente regulada entre as diversas áreas do Município ao longo do domingo. "Nossa expectativa é que o abastecimento seja pleno novamente no final do dia."
Em São Leopoldo, o Semae não deu previsão de retomada do abastecimento. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de São Leopoldo informou que a autarquia não tem como captar a água do Rio dos Sinos devido a grande quantidade de lama na água. "São Leopoldo nunca enfrentou situação parecida e, por isso, pedimos a compreensão de todos", informaram.
Conforme o Semae, os níveis normais de turbidez (transparência aceitável) da água ficam entre 60 e 70 no Rio dos Sinos e hoje, às 19 horas, o nível de turbidez estava em 6.250, devido à lama.
Alívio próximo na rede da Corsan
A Corsan estima para esse domingo o restabelecimento total do abastecimento de água nos municípios atendidos pela estação de Campo Bom: Sapiranga, Portão e Estância Velha. Os locais que, devido a turbidez do Rio dos Sinos sofrem com desabastecimento desde o começo do sábado, devem voltar a receber água já no começo do domingo, com restabelecimento gradual ao longo do dia. A previsão de retorno é às 8 horas.
Já em Taquara e Parobé, a previsão de retorno era a partir das 23 horas deste sábado. As equipes da companhia continuam verificando e monitorando as águas do rio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS