Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Jane Mathias

Sala de Leitura

Confira as dicas literárias de Jane Mathias
Jane Mathias
janerm@sinos.net
LIVRO, MACHADO. SALALEITURA
Machado (Cia. das Letras, 424 p., R$ 39,90 livro digital), Silvano Santiago. O autor oferece uma perspectiva original e audaciosa dos últimos anos de vida de Machado de Assis. Rio de Janeiro, começo do século XX. Viúvo e solitário, Machado de Assis sofre fortes dores e crises nervosas enquanto testemunha a modernização da antiga cidade do Rio de Janeiro. Em Mário de Alencar, filho de José de Alencar, o presidente da Academia Brasileira de Letras encontrará um precioso interlocutor, que também sofre terríveis crises nervosas e o encaminhará ao dr. Miguel Couto. Trecho: “Ao se aproximarem do bonde, Machado, com gesto ríspido, proíbe definitivamente o salvador de acompanhá-lo ao Cosme Velho. Pede-lhe muitas desculpas pelo incômodo causado. Acrescenta que em visita futura retribuirá a generosidade do gesto fraterno. O salvador não insiste em acompanhá-lo. Não se dobra fácil à vontade do mestre. Sustentando com os braços o peso do corpo do viúvo, ajuda-o a ganhar o estribo do bonde e, em seguida, o assento”.
LIVRO, CINEMA, LEITURAO livro do cinema - As grandes ideias de todos os tempos (Globo, 352 p., R$ 59,90), diversos autores. A exemplo da instrutiva (e divertida) coleção, o livro do cinema traz detalhes dos principais filmes já produzidos desde o começo do século XX, como Viagem à Lua, Intolerância e O gabinete do Dr. Caligari, até os últimos anos, como Gravidade e Boyhood. A edição explora mais de 100 filmes, incluindo nacionais como Deus e o diabo na terra do sol, Central do Brasil e Cidade de Deus. Escrito por especialistas em cinema, conta com informações sobres personagens, diretores, roteiros, temas-chave e indicação de filmes semelhantes. Cada capítulo mostra como um filme surgiu, quais foram suas inspirações e como foi realizado. O livro do cinema, décimo volume da coleção, explora filmes aclamados pela crítica, filmes que foram sucesso de público e também aqueles inesquecíveis e considerados verdadeiras obras-primas. É escrito em linguagem simples e recheado de imagens icônicas, pôsteres e infográficos.
CONSERVADORISMO, LIVRO, LEITURAConservadorismo (Ayine, 194 p., 39 reais), Michael Oakeshott. O racionalismo na política, As massas na democracia representativa e Ser Conservador, considerados como a melhor introdução ao pensamento do grande filósofo conservador Michael Oakeshott, estão reunidos em um único livro para o público brasileiro. Os três ensaios são reflexões claras e instigantes sobre aspectos do complexo mundo político e de seus atores e conceitos. Em uma analogia tomada de empréstimo do Marquês de Halifax, figura a qual Oakeshott muito admirava, o Estado seria um navio que não saía de nenhum porto, nem se dirigia a lugar algum, o trabalho era unicamente equilibrá-lo em um mar instável e imprevisível. A priori tal posição pode parecer de um niilismo blasé, mas ao seguirmos a leitura dos ensaios selecionados fica claro o raciocínio lúcido e sofisticado que levou o filósofo inglês a ser um dos mais lidos em seu país. Boa leitura para tempos de polarização política.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS