Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

Jane Regina Mathias

Sala de Leitura

Confira as dicas literárias
Jane Regina Mathias é advogada
janerm@sinos.net
Sete Dias (Libretos, 156 p., 29 reais), Antonio D. Cattani. It’s e It’ll são irmãos. O único Sete diasparente que possuem, além de um ao outro, é a mãe que sofre do mal de Alzheimer. Os irmãos haviam se distanciado, pelas irresponsabilidades de It’s ao cuidar da casa de It’ll, em Porto Alegre, num final de semana. Agora, novamente It’ll recorria a It,s para viajar com a namorada. Não podendo deixar a casa e o cachorro sem cuidados, pediu que o irmão viesse de Nevoeiro (cidadezinha do interior onde morava) para Porto Alegre. Metódico e querendo mostrar ao irmão que jamais lhe causaria problemas novamente, It’s organizou uma agenda de atividades. O que seria uma semana de paz e tranquilidade se transformou num folhetim de desventuras. Trecho: “Ir de carro à Capital seria um desatino. Engarrafamentos, dificuldades para estacionar, extorsões pelos guardadores de carro, maus modos e violência dos demais motoristas eram problemas que ele ficava feliz de evitar. Nas suas agradáveis e lentas caminhadas diárias, pensava com frequência no retrocesso que representara a proliferação do transporte individual, oneroso, estressante e perigoso. A liberdade que um dia o carro havia permitido se transformara num hábito pernicioso e irracional”.
A Química (Intrínseca, 595 p., R$ 49,90), Stephenie Meyer. Segundo romance adulto da A químicaescritora, conhecida pela série Crepúsculo. Uma especialista trabalhava para o governo americano em completo segredo. A agência para qual prestava serviços era tão clandestina que nem sequer tinha nome. Quando perceberam que ela sabia demais e poderia ser um problema, passaram a persegui-la. Mas um antigo mentor oferece uma saída: aceitar um último trabalho. A única informação que ela recebe a respeito só torna sua situação ainda mais perigosa. Ela vai encarar a pior batalha de sua vida. Trecho: “Porque ela sabia o suficiente sobre desastres ocultos e horrores sigilosos para causar muito mais do que inconvenientes a Carston. No entanto, mesmo agora, três anos depois de sua primeira sentença de morte, ela ainda não se sentia confortável com a ideia de cometer uma traição ou com a genuína possibilidade de gerar pânico. Não havia como prever o dano potencial de suas revelações, o mal que elas poderiam causar a cidadãos inocentes. Então, tinha se conformado em apenas fazer com que Carston pensasse que ela havia feito algo tão descuidado; talvez a preocupação provocasse um aneurisma nele. Um lindo medalhão com gotas de vingança para tornar mais palatável o fato de perder o jogo”.
O macaco bacana (Papo Abissal/Bando de Brincantes, 36 p., 25 reais), texto de Viviane O macaco bacanaJuguero e ilustrações de Monika Papescu. Em edição bilíngue (português e espanhol) o livro, dedicado às crianças, conta a história de um macaco que tenta imitar as habilidades de outros bichos para buscar as bananas que consegue ver do outro lado do rio. Ele quer ser peixe, mas não sabe nadar. Tenta ser um rinoceronte, um passarinho, mas nada parece dar certo. Até que a vagarosa tartaruga resolve lhe dar um bom conselho. Então o macaco deixa de lado as imitações e resolver ser quem ele realmente é: um macaco. E faz isto sem deixar de aprender com os outros e com as diferenças. A história é narrada de forma lúdica e divertida, em versos onde as rimas brincam com o ritmo e a sonoridade das palavras. O tom cômico é envolvente e a mensagem é apresentada em uma ação dinâmica, evitando discursos em tom impositivo, mas, sim, criando uma identificação que revela a importância de cada um reconhecer a beleza de ser quem realmente é. O livro é apropriado para Educação Infantil e Ensino Fundamental, até o terceiro ano. Pequeno trecho: “Sonhou em ter enorme feixe dessa deliciosa fruta pra saborear por toda a vida. Tentou imitar um peixe, fez um nado tão biruta que afundou já na partida”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS