Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Aeromóvel

Aeromóvel vai transportar 211 mil passageiros

A obra está na fase de deslocamento da rede elétrica, com 30% realizado. A previsão de conclusão da etapa é para novembro.
Foto: Reprodução
Com a primeira etapa já em execução, o aeromóvel deve ter início das obras civis ainda em agosto. O processo de montagem da via elevada será realizado no trecho que compreende a linha um, que ligará a Estação Mathias Velho do Trensurb até o bairro Guajuviras. A previsão foi divulgada no Seminário da Cadeia Produtiva do Aeromóvel. O encontro realizado nesta terça-feira (9), reuniu técnicos envolvidos com o projeto e empresas fornecedoras de produtos para a construção do aeromóvel da cidade.
A obra está na fase de deslocamento da rede elétrica, com 30% realizado. A previsão de conclusão da etapa é para novembro. Ainda será necessário o remanejo de uma rede adutora, de 1,8 metro, que está com licitação. Já a montagem das estações está com projeto em análise da Caixa Econômica Federal, mas a expectativa é que as obras iniciem em novembro de 2016 e sejam entregues no prazo de dois anos. Durante a manhã, o prefeito Jairo Jorge, acompanhado de representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que também financia o aeromóvel, visitaram obras do Município, financiadas pela instituição.
Mais agilidade
Segundo estimativas do Escritório de Engenharia e Arquitetura da cidade, o aeromóvel deve entrar em fase de testes em 2018 e operação comercial iniciada em 2019. Após a implantação do sistema, o número de ônibus circulando pela cidade deve reduzir, de acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Luis Carlos Bertotto. “Vai substituir coletivos nestas regiões porque consegue atender de maneira mais eficiente”, destaca.
Das 126 linhas de ônibus do Município e 132 veículos em circulação, Bertotto calcula que serão reduzidos para 90 carros e 91 linhas. O prefeito Jairo Jorge salientou que o projeto, traz uma solução sustentável, com redução da emissão de poluentes e ganho em agilidade para 211 mil passageiros. No primeiro trecho, as viagens devem levar nove minutos em todo o trajeto, enquanto de ônibus seriam necessários 40 minutos, segundo a Prefeitura.
Saiba mais
O aeromóvel terá 18 quilômetros de extensão, 27 estações e deve transportar 12 mil passageiros por hora, chegando a 82 mil diariamente. Na linha um, que ligará os bairros Mathias Velho e Guajuviras, serão sete estações em um traçado de 4,7 quilômetros. O início será na Estação Mathias Velho, seguindo pela Avenida Boqueirão, até a Estação Brigada, na Avenida 17 de Abril. 
Outra linha, pretende ligar o Norte ao Centro da cidade, saindo da Ulbra. Para execução do projeto foram liberados R$ 272 milhões pela Caixa Econômica Federal, além da contrapartida do Município de R$ 15 milhões do município.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS