Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Fed Cup

Hamburguense Fernando Roese assume a equipe feminina de tênis do Brasil

Equipe irá disputar o Zonal Americano I da Fed Cup, a versão femininda da Copa Davis
Foto: Divulgação/CBT
Fernando Roese (esquerda) comanda equipe feminina e João Zwetsch (direita) é o capitão da equipe masculina na Davis
O ex-tenista hamburguense Fernando Roese é o novo técnico da equipe feminina do Brasil que irá disputar o Zonal Americano I da Fed Cup – versão feminina da Copa Davis. Os jogos serão disputados de 3 a 6 de fevereiro, no Country Club Las Palmas, na cidade de Santa Cruz, na Bolívia. Com Roese no comando da equipe feminina e o leopoldense João Zwetsch como capitão da equipe masculina da Davis, o tênis brasileiro está nas mãos de dois ex-tenistas formados no Vale do Sinos.

“É um desafio que vem em um bom momento. Fui bem aceito pelas meninas. Sempre gostei de competições por equipe”, afirmou o técnico de 50 anos. Roese vai comandar a equipe formada pelas tenistas Teliana Pereira, Gabriela Cé, Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves. Ele substitui a paulista Carla Tiene, que comandou a equipe de 2013 a 2015. O time brasileiro terá como adversárias neste ano as equipes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru. Apenas o campeão do zonal se garante nos Playoffs do Grupo Mundial II. “Ainda será realizado o sorteio para definir dois grupos de quatro equipes. Os vencedores de cada grupo fazem a final. Vamos buscar nossa vaga com os pés no chão. São equipes parelhas”, avaliou Roese.

Sobre o fato das equipes feminina e masculina serem comandadas por ex-tenistas do Vale do Sinos, ele destacou que “o tênis competitivo está na veia dos gaúchos”. “É uma boa coincidência. Me dou muito bem com o João (Zwetsch). É legal para nós gaúchos, mas é uma pena termos que sair do Estado para ter sucesso profissional”, lamentou.
 
Gaúchos à frente do tênis brasileiro

Confirmado oficialmente nesta terça-feira como técnico da equipe feminina, Fernando Roese formará uma parceria gaúcha com o leopoldense João Zwetsch, que comanda o time masculino na Copa Davis. Essa, porém, não é a primeira vez que Roese comanda uma equipe. Ele foi o treinador do time masculino no Pan de 1999, em Winnipeg, no Canadá, quando o mineiro André Sá e o hamburguense Paulo Taicher conquistaram a medalha de ouro nas duplas. Taicher também foi bronze nas simples. Roese ainda foi auxiliar por quatro anos de Paulo Cleto, ex-capitão do Brasil na Copa Davis.
 
Experiência na Copa Davis e como técnico

Tenista profissional de 1981 a 1996, Fernando Roese foi semifinalista da Copa Davis com o Brasil em 1992 e medalhista de ouro no Pan-Americano de 1987, em Indianápolis (EUA). No ranking da ATP, chegou a ser o 81º do mundo nas duplas e o 92º nas simples. Atualmente, vive em São José dos Campos (SP), onde comanda a Daher Tennis Lounge, função que irá manter em paralelo ao trabalho na equipe do Brasil. Como técnico, treinou nomes como André Sá, Ricardo Mello, Flávio Saretta e Bruno Soares. Na Daher Tennis, treina Gabriela Cé, além de ter acompanhando as tenistas Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves. As três tenistas agora também serão comandadas por ele no time brasileiro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS