Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 12/03/2014 - 09h15
Última atualização em 12/03/2014 - 09h20

Agilização de vistos começa no dia 19 de março

Centro de atendimento torna processo mais rápido

Foto: Divulgação
Porto Alegre
- O processo de encaminhamento de visto para os Estados Unidos será facilitado aos gaúchos a partir de 19 de março. Nesta data, começa a funcionar o Centro de Atendimento para Serviços de Visto (CASV) em Porto Alegre, que deve acelerar a emissão da primeira solicitação do documento e resolver processos de renovações e outras autorizações onde há isenção de entrevista.
 
No CASV serão coletadas informações biométricas, como fotos, impressões digitais e documentações exigidas nas primeiras etapas para emissão do visto norte-americano. No entanto, até que seja instituído o consulado em Porto Alegre, prometido para o final de 2015, a segunda etapa, que consiste em uma entrevista, continuará ocorrendo na embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, ou nos consulados já existentes, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. A previsão é que 25% dos cidadãos que têm interesse em viajar aos Estados Unidos consigam resolver todas as demandas exigidas no CASV da capital.
 
O centro de atendimento terá capacidade de encaminhar mais de 35 mil novas autorizações de visto americano em Porto Alegre ainda em 2014. O ministro conselheiro da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, destaca que o CASV representa uma etapa preparatória para a instalação do consulado em 2015. “O centro é um importante passo que irá facilitar questões logísticas na primeira emissão. Já as renovações de visto poderão ser efetuadas, o que consideramos um grande avanço”, frisa.

Publicidade