Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 15/01/2014 - 15h53
Última atualização em 15/01/2014 - 23h04

Prefeitura de Canoas assina anteprojeto para linhas do aeromóvel

Estudo prévio agilizará captação de recursos federais em março

Jeison Silva - jeison.silva@gruposinos.com.br


Foto: Tony Capelão/PMC
Canoas – Durante reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão), na manhã desta quarta-feira, o prefeito Jairo Jorge reiterou a previsão de operação do aeromóvel em 2016. Na primeira etapa o transporte segue por seis quilômetros entre o Mathias Velho e o Guajuviras. Um passo dado nesta quarta na Cics, no entanto, pode agilizar as negociações e garantir os recursos: a assinatura de um contrato com a Empresa Aeromóvel Brasil para a elaboração de um anteprojeto.

Ao custo de 1,1 milhão de reais, o estudo ajudará na captação de financiamento a partir de março. “O estudo pronto será apresentado à Caixa e ao Ministério das Cidades”, explicou o prefeito. Além de Jairo, assinou o contrato o diretor-presidente d Coester Automação S.A, Oskar Coester.


SAIBA MAIS

O projeto do aeromóvel em Canoas está dividido em três etapas: a linha 1 ligará o trensurb ao Guajuviras, a linha 2 irá do trensurb ao Mathias Velho e a linha 3 da Boqueirão até o bairro Marechal Rondon, passando pelo shopping que será construído na região neste ano.

A linha 1 percorrerá basicamente as avenidas Boqueirão e 17 de Abril. Ao contrário do aeromóvel já em operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho - o primeiro do Brasil -, este terá duas vias, permitindo o trânsito das composições simultaneamente nos dois sentidos.

O trajeto será de seis quilômetros, começando na estação Mathias Velho do trensurb. Estão previstas nove estações. Os veículos andarão a uma velocidade média de 60 quilômetros por hora. A capacidade será de 300 passageiros por viagem e até 60 mil por dia. Seis veículos irão operar ao mesmo tempo e um ficará como reserva.

Publicidade